-Rei Saul
Embora Deus tivesse dado a seu povo uma terra própria, este virou as cos­tas para Deus e tentou ser como as nações circunvizinhas. Os israelitas pensaram que, se, em vez de confia­rem na regência de Deus, eles tives­sem um rei que pudessem ver, con­quistariam os seus inimigos. Saul foi ungido por Samuel para ser o primeiro rei de Israel. O reinado de Saul foi marcado pela sua desobediência a Deus. Não atendeu às expectativas de Israel. Fracassou na sua administração, porque falhou no relacionamento com o Senhor.
Mas ele abertamen­te desobedeceu a Deus, e morreu na batalha de Gilboa (1 Sm 9.1-31.13).
-Rei Davi
Samuel também ungiu Davi, o filho mais novo de Jessé. Deus prometeu que um descendente de Davi reina­ria para sempre. Davi falhou mui­tas vezes, mas sempre amou a Deus e voltou para ele (1Sm16.1-30.31;2Sm 1.1-24.25).
Davi foi ungido por Deus rei de Israel, porém da unção à posse da coroa decorreram doze anos. Davi teve de lutar muito para assumir um reino para o qual foi escolhido por Deus, mas não lutou por sozinho, havia a firme convicção nele de que Deus o havia escolhido e a certeza de que lutar por Israel era lutar por seu povo. Depois de prantear seu amigo Jônatas, Davi pediu conselho ao Senhor sobre o que fazer e Deus respondeu a Davi e mandou que ele subisse até Hebron.
-Rei Salomão
Sob o filho de Davi, Salomão, o reino prosperou. Salomão se tornou conhe­cido pela sua sabedoria, e durante o seu reinado o grande Templo foi fi­nalmente construído em Jerusalém. Contudo, Salomão, também, se desviou de Deus e construiu templos para deuses estrangeiros. Salomão reinou depois da morte de Davi por 40 anos.
Estes foram os primeiros reis de Israel.

Pra. Maria do Rocio

Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente   Salmos 84:1-4