-Rei Saul
Embora Deus tivesse dado a seu povo uma terra própria, este virou as cos­tas para Deus e tentou ser como as nações circunvizinhas. Os israelitas pensaram que, se, em vez de confia­rem na regência de Deus, eles tives­sem um rei que pudessem ver, con­quistariam os seus inimigos. Saul foi ungido por Samuel para ser o primeiro rei de Israel. O reinado de Saul foi marcado pela sua desobediência a Deus. Não atendeu às expectativas de Israel. Fracassou na sua administração, porque falhou no relacionamento com o Senhor.
Mas ele abertamen­te desobedeceu a Deus, e morreu na batalha de Gilboa (1 Sm 9.1-31.13).
-Rei Davi
Samuel também ungiu Davi, o filho mais novo de Jessé. Deus prometeu que um descendente de Davi reina­ria para sempre. Davi falhou mui­tas vezes, mas sempre amou a Deus e voltou para ele (1Sm16.1-30.31;2Sm 1.1-24.25).
Davi foi ungido por Deus rei de Israel, porém da unção à posse da coroa decorreram doze anos. Davi teve de lutar muito para assumir um reino para o qual foi escolhido por Deus, mas não lutou por sozinho, havia a firme convicção nele de que Deus o havia escolhido e a certeza de que lutar por Israel era lutar por seu povo. Depois de prantear seu amigo Jônatas, Davi pediu conselho ao Senhor sobre o que fazer e Deus respondeu a Davi e mandou que ele subisse até Hebron.
-Rei Salomão
Sob o filho de Davi, Salomão, o reino prosperou. Salomão se tornou conhe­cido pela sua sabedoria, e durante o seu reinado o grande Templo foi fi­nalmente construído em Jerusalém. Contudo, Salomão, também, se desviou de Deus e construiu templos para deuses estrangeiros. Salomão reinou depois da morte de Davi por 40 anos.
Estes foram os primeiros reis de Israel.

Pra. Maria do Rocio

¶ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.   Salmos 1:1