“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos”(Malaquias 2:7)
O Sacerdote: Como vimos, toda a tribo de Levi foi separada para o exercício sacerdotal, mas apenas Arão e seus descendentes assumiriam o sacerdócio e Arão foi o primeiro sumo sacerdote e seus filhos Nadabe e Abiú, sendo substituídos por Eleazar e Itamar, porque os dois primeiros haviam sido mortos por Deus. O sacerdócio de Arão estava ligado à lei e seu ministério apenas apontava para Cristo, pois Jesus é sumo-sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Salmo 110:4;).
As funções de um sacerdote eram muitas, entre elas, interceder pelo povo diante de Deus; oferecer dons e sacrifícios, primeiramente por si e depois pelos pecados do povo (Levítico 4:26; Hebreus 5:1; 8:3) e principalmente, conhecer e ensinar ao povo as leis de Deus e ser o exemplo para os demais. O sumo sacerdote: Em hebraico כהן גדול, Era o mais alto posto da religião de Israel, era aquele que estava acima dos demais sacerdotes. Somente ele poderia entrar no santo dos santos apenas uma vez por ano, não sem antes obedecer todas as ordenanças que o Senhor determinou cumprir para entrar nesse santo lugar