Escolha o idioma

Rei Davi

Teledramaturgia - Rei Davi

Mensagem

      

Cursos

caixa de promessas

A JORNADA - 6ª FASE

A JORNADA  6ª semana
 

ORAÇÃO PELA JORNADA

DIA 1 =  COMO OUVIR DEUS FALAR   Lucas 8.4-15”

 

 
Se chegou até aqui, já conquistou a tua vitória, hora de dividir o que recebeu com outros.
A partir de agora você além de fazer A JORNADA, também será condutor da carruagem.

Convide pelo menos uma pessoa para iniciar este treinamento.
Nesta fase você já sabe se alimentar, já esta curado, já aprendeu que Deus se preocupa com você, que quer o seu bem estar, também já sabe que nada passa aos olhos de Deus, tudo sobre você Ele também já sabe. Já viu os presentes dele para você como dons naturais e espirituais, já sabe que estes dons não são só para você, mas principalmente para dividir, dar. Lembre:- de graça recebestes, assim também deve ser para outros, de graça.
Nesta etapa vamos nos aprofundar mais um pouco em como ouvir Deus.
Alguns dizem já estar ouvindo, mas hoje sei que muita coisa para mim passava despercebida, hoje tenho muito mais informação do céu do que antes da JORNADA.
Para isto vou acrescentar aqui alguns textos que você irá ler e meditar, além é claro do texto bíblico correspondente.
Este e todo o texto que lerá durante a semana, se preciso for releia-o, com muita atenção, não seja orgulhoso e diga já sei isso, porque algo pode te escapar e prejudicar a tua audição espiritual.
Se o texto for longo e não dispõe de tanto tempo divida-o, mas o ideal e que o leia no mínimo duas vezes durante a semana.

Esta tarefa significa cruzar o rio. Ao terminar a semana você estará do outro lado, pronto para entrar no castelo e aguardar o banquete.
Este texto bíblico é suficiente, mas se tem por hábito ler diariamente pode fazê-lo normalmente desde que não deixe este de lado.  Texto anexo

 


Vá para a tua tenda do encontro e ore em línguas por 60 minutos, entre louvor e oração. Só em línguas estranhas. Diariamente.


DIA 2,3,4,5,6 IGUAIS TENDA DIARIAMENTE

DOMINGO NOVA FASE

COMO OUVIR DEUS FALAR -    Lucas 8.4-15”

 

 

 

  1. Uma das reivindicações básicas do Cristianismo é que Deus fala com as pessoas.

  2. Através de toda a Bíblia você vê a frase "E disse Deus...", e rapidamente você percebe a idéia de que Deus realmente fala às pessoas.

  3. Deus deseja ter um relacionamento com você... e não há relacionamento sem comunicação...

  4. O problema é que comunicação é geralmente mal entendida. [isso acontece entre homens e homens e também entre homens e Deus – no caso, o homem às vezes entende mal o que Deus quer lhes comunicar]

  5. Algumas pessoas pensam que pastores sempre compreendem exatamente o que Deus quer que façamos. Isto não é verdade... [Nós também temos as nossas dificuldades...]

  6. [Todos temos muito que aprender no que respeita a ouvir e entender o que Deus está falando]

  7. Alguns telefones sem fio têm diferentes canais neles. Se você apanha um telefone sem fio e a ligação não está clara, você tem muito ruído e chiado, então você troca de canal até achar o canal certo e de repente a ligação é clara como cristal. Muitas vezes, Deus tem falado com você, mas o que Deus fala não está chegando claro como um cristal porque você não está no canal certo. Agora mesmo, esta sala está cheia de ondas de rádio, mas você não as ouve porque você não está sintonizado nelas. Elas estão até atravessando o seu corpo. Há ondas de televisão que estão indo através do ar neste instante. Você nem mesmo as vê. Se você tem um receptor e você sintoniza da maneira certa, você poderia ver as imagens.

  8. Deus fala conosco. Nós não o vemos, mas Ele realmente fala. Mas nossa recepção às vezes está com ruídos.

  9. Jesus contou uma história em Lucas 8, uma parábola, na qual ele diz: Deixe-me explicar a vocês que tudo diz respeito a atitude mental. Há quatro tipos de atitudes das quais dependerão o fato de se você receberá claramente a mensagem de Deus ou não. Isto é muito importante. Obviamente, se você pode sintonizar diretamente com Deus, Ele pode direcionar você, Ele pode ajudar você a economizar o tempo que seria gasto cometendo erros. Ele pode confortar você quando você precisa de conforto. Ele pode guiar você e assim por diante.

  10. Então, Ele diz: Deixe-me contar-lhes uma história. Havia um fazendeiro que saiu para semear e na medida em que ele saiu lançando a semente, sua semente se espalhou por diferentes tipos de solo. No Oriente Médio, naqueles dias, eles não plantavam uma semente num buraco e cobriam-no de terra. Eles faziam o que era chamado de semeadura ampla. Um fazendeiro teria do seu lado uma sacola cheia de sementes e, na medida em que ele andava através do campo que ele anteriormente havia preparado, ele lançaria as sementes, espalhando-as. Obviamente algumas sementes caiam em solos bons e outras não. Ele diz que estes quatro diferentes solos representam quatro atitudes mentais. [De certa forma] realmente todos nós temos tido todos esses quatro tipos de atitude. Nós variamos de um tipo para o outro em determinadas ocasiões. Algumas vezes estamos mais abertos para Deus, ao que Ele deseja dizer-nos. Outras vezes estamos bem fechados.

  11. Mas, como eu ouço Deus falar comigo?

     

    1.  CULTIVE UMA MENTE ABERTA

     

    Eu tenho que querer ouvir de Deus, ser desejoso, ser receptivo. Eu tenho que estar pronto e desejando ouvir Deus.
    Quando você tem uma mente fechada, obviamente, Deus não conseguirá comunicar-se com você.

    Este é o primeiro tipo de solo. Verso 5: "Certo homem saiu a semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos."  Verso 12: "As sementes que caíram na beira do caminho são aqueles que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração deles para que não creiam e sejam salvos."

    Em todas as fazendas, em todos os campos há um lugar por onde o fazendeiro anda. Na medida em que ele ia, ele lançava a semente na terra que foi preparada.

    Há duas características desses  caminhos por onde ele passava:

               Primeiro, eles eram endurecidos por causa do tráfego constante de pessoas que passavam por ele. O solo era compactado e não era fértil e nem preparado como o campo. Era um terreno duro.

               A outra característica acerca deste caminho é que ele era estreito.

    Você conhece alguém como estes caminhos? Eles são mente fechada, mente estreita, coração duro. Eles não estão abertos nem mesmo para a possibilidade de que Deus possa falar-lhes. Como resultado, Jesus diz que o fazendeiro lança a sua semente, mas ela não pode penetrar porque o solo é duro e compacto. A semente não pode encontrar uma entrada, não pode germinar. Ela fica estagnada na superfície do solo e os pássaros vêm e a comem. Elas nunca têm uma chance.

    Isto é verdade conosco muitas vezes. Deus quer falar conosco, mas ele não tem uma chance porque nossas mentes estão fechadas, nossos corações endurecidos, nós temos já tomado a nossa decisão, não estamos desejosos de ouvir, já temos decidido o que vamos fazer e não queremos ouvir de Deus.

     

    O que nos faz ter uma mente fechada?

     

              1) Orgulho – O orgulho nos leva a ter uma mente fechada. Quando eu penso (às vezes não penso, mas ajo como se pensasse assim): "Eu não preciso de Deus. Eu não preciso ouvir a Deus. Eu posso tomar esta decisão por mim mesmo. Não preciso de Deus. Eu sei o que dizer aos meus filhos... eu não preciso de Deus. Eu sei como lidar com este encontro... Eu não preciso de Deus. Eu posso me dar bem neste teste sem orar."

    Sempre que você falha em orar por alguma coisa, basicamente você está dizendo:

              - Eu não preciso de Deus nisso

              - Eu posso lidar com isso por mim mesmo.

              - Eu posso resolver isso.

              - Eu posso consertar isso.

              - Eu posso lidar com esta bagunça.

              - Eu posso corrigir este erro.

              - Eu posso resolver este conflito.

              - Eu não preciso de Deus.

    Isto se chama orgulho. E quando estou cheio de orgulho, eu fecho a minha mente para Deus e Ele não pode entrar e me dizer nada porque eu penso que já sei de tudo. Então eu não oro.

     

              2) Medo – Algumas vezes nós estamos com medo do que Deus vai nos dizer. "E se eu orar ou abrir a minha mente para Deus e Ele me disser alguma coisa que eu não queira fazer? Ele pode me dizer algo duro e difícil. Ele pode pedir-me para fazer algo impopular. Ele pode me pedir para fazer algo que eu penso que não posso fazer, ou não queira fazer. Se eu deixo Deus falar comigo, posso me tornar num fanático religioso...”

     

              3) Ressentimento – Todas as vezes que somos feridos e mantemos as lembranças dolorosas, isto faz com que fechemos nossas mentes para Deus. Nós começamos a dizer coisas tais como: "Deus, por que o Senhor permitiu que isso acontecesse? Por que isso está acontecendo comigo? Se Tu és um Deus tão amoroso e poderoso, porque isso aconteceu?" Você encontrará feridas na vida. Você sofrerá muitas dores na vida. Aqui não é o céu. Esta é a terra. Deus nos tem dado liberdade de escolha e portanto, as pessoas são livres para fazer coisas erradas e o resultado é que pessoas inocentes sofrem. Nem tudo o que acontece neste mundo é vontade de Deus. Ele nos tem dado a liberdade de fazer escolhas. Portanto, pessoas são feridas. Você vai enfrentar algum tipo de ferida na vida. O que você faz com a ferida determinará se você se tornará uma pessoa melhor ou uma pessoa amarga. Uma pessoa amarga é uma pessoa que desperdiça a sua vida. Quando nos tornamos amargurados, e quando mantemos abertas as nossas feridas, isso apenas prolonga a nossa dor. O que tendemos fazer é isto: "Eles me feriram, portanto vou me fechar, construir paredes à minha volta, esconder-me dentro de minha casca e não vou permitir que ninguém mais chegue perto de mim. Nem mesmo Deus, porque Ele deixou que isso acontecesse." Nós começamos a culpar a Deus pelas coisas que as pessoas nos fizeram. Como resultado, fechamos nossa mente. Pessoas que têm sido profundamente feridas geralmente têm muita dificuldade em abrir suas mentes e seus corações para Deus. Elas ficam muito fechadas em si mesmas e sofrem.

    Quando você está ferido, quando você sente a dor, não fuja de Deus. Fuja para Ele. Ele é aquele que pode ajudá-lo. Ele é aquele que pode confortá-lo. Ele é aquele que pode cuidar de você. Ele é aquele que pode fazer a diferença. Ele é aquele que pode trazer cura às suas emoções e ao seu corpo e ao seu passado. Ninguém mais pode fazer isso. Quando você foge de Deus como resultado da dor. Você está se afastando da única pessoa que pode curá-lo. Não faça isso. Não se afaste dEle. Volte-se para Ele nos seus momentos de crise. Volte-se para Ele com a sua dor ao invés de ficar preso a ela. Entregue-a para Ele. Nunca permita que outro ser humano ou experiência bloqueie o seu relacionamento com Deus. Isso é estupidez. Mesmo se as pessoas que feriram você se digam ser cristãs. Você pode ser ferido por pessoas assim. Entregue a sua ferida para Deus. Você não se desliga de Deus porque alguém fez alguma coisa com você. Entregue isto para Deus. Não feche o seu coração e não feche a sua mente. A tragédia do caminho batido e endurecido é que é estéril. Nada pode crescer lá. É infrutífero. Uma vida amarga é uma vida desperdiçada. Ela apenas prolonga a dor. Jesus diz que as aves vêm e comem a semente. Este tipo de vida é para os passarinhos!

     

    O primeiro passo para ouvir a Deus falar é, então: Eu devo cultivar uma mente aberta.

     

    O segundo passo é:

     

    2.  ENCONTRE TEMPO PARA OUVIR

    Eu tenho que encontrar o tempo para ouvi-Lo. Tenho que diminuir o ritmo, ficar quieto, planejar isto em minha agenda.

    Nós temos horário para tudo na vida -- férias, visita ao dentista, encontros, trabalho de casa, tudo o mais. Você marca tempo para Deus em sua agenda? Ou será que Ele só recebe a sobra?

    A segunda razão porque as pessoas nunca ouvem Deus falar é porque nós não tiramos um tempo para ouvi-Lo.

     

    (v.6)"Outras sementes caíram em lugar de muita pedra e, quando começaram a brotar, secaram porque não havia umidade." (v.13)"As sementes que caíram onde havia muita pedra são aqueles que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Eles não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação abandonam tudo."

    Da mesma maneira que o solo endurecido representa a mente fechada, o solo raso representa a mente superficial.

    Quando Ele fala sobre o solo rochoso aqui, Ele não está falando acerca de um solo cheio de pedregulhos. Na maior parte do Oriente Médio e particularmente em Israel, a maior parte do terreno é composto de uma base de rocha calcária com uma pequena camada de alguns centímetros de terra no topo dela. Isso significa que as plantas podem crescer suas raízes alguns centímetros para baixo, mas logo param na rocha. Então, quando chega o verão e esquenta a terra, as plantas murcham. Elas morrem porque não têm raízes. Elas não têm raízes porque há uma rocha por baixo da superfície que não as permite desenvolver raízes profundas.

    Ele está dizendo que isto representa o tipo superficial de ouvinte que ouve a Palavra de Deus. Eles brotam e ficam entusiasmados mas o entusiasmo não dura. Quando o calor vem, e quando os problemas aparecem, eles murcham e secam. Da mesma maneira nós fazemos assim. Algumas vezes nós ouvimos a voz de Deus e ficamos entusiasmados e superficialmente nos movemos e reagimos emocionalmente e impulsivamente. Mas nunca damos a ela o tempo para aprofundar em nossos corpos, penetrar em nossa mente.

    Quantas pessoas têm dito: "Eu fiquei tão comovido com esta mensagem! Ela foi realmente tocante. Eu até mesmo chorei!" Mas um mês depois não há nenhuma mudança de vida perceptível ou diferença de comportamento em suas vidas. Elas ainda estão vivendo da mesma maneira. Elas ficaram entusiasmadas com a mensagem, mas não fizeram nada relacionado a ela. Como resultado elas são apenas superficiais, sem profundidade. Elas não têm raízes. Quando o calor chega, elas não têm nada que vai permanecer.

    O verso 13 diz sobre o segundo tipo de pessoa: "As sementes que caíram onde havia muita pedra são aqueles que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria [circule esta palavra]. Eles não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação abandonam tudo." Em outras palavras, eles não a retêm. Ele está dizendo que você pode ficar emocionado sem ser transformado.

    Por isso temos que buscar ouvir a Deus todos os dias – precisamos tirar um tempo diário para isso.

     

    Cultive uma mente aberta e encontre tempo para ouvir.

    O terceiro passo é:

     

     

    3.  ELIMINE AS DISTRAÇÕES

    Muitas vezes perdemos a oportunidade de ouvir a voz de Deus porque nossas mentes estão inundadas de outros pensamentos. Nossas mentes estão cheias de preocupações da vida diária, planos, alvos, ambições, contas e muitos outros diferentes tipos de coisas. E quando nossa mente está cheia e sempre pensando e nunca dando a Deus uma chance em silêncio para falar conosco, Ele não pode  se comunicar conosco.

    [Quantos de nós já tentamos telefonar para alguém e demoramos conseguir porque o telefone sempre dava sinal de ocupado?]

    Muitas vezes Deus tem desejado falar com você e o que Ele recebe é um sinal de ocupado. É como se o telefone estivesse "fora do gancho"  e Ele não consegue falar com você. Você tem que achar intencionalmente tempo para ouvir de Deus. Quando você está muito ocupado -- e há muitas coisas que são boas, mas que podem distrair você -- você estará muito ocupado para ouvir a voz de Deus.

     

    No verso 7 Ele diz: "Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram junto com as plantas e as abafaram." (v.14) "As sementes que caíram entre os espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem."

     

    O solo com espinhos, este terceiro tipo de solo no qual o fazendeiro está lançando a semente, representa uma mente preocupada. Nós estamos distraídos. A semente brota e cresce, mas é sufocada pelos espinhos antes que possa produzir fruto.

    Rick Warren: “Por que tantas pessoas vivem uma vida tão improdutiva? Eu converso com pessoas nos seus 30's, 40's e 50's e até mesmo nos 60's que dizem: "Eu não sei o que eu estou fazendo com minha vida." Isto me diz uma coisa: Você não está gastando tempo com Deus. Deus não deseja que você gaste e desperdice a sua vida. Se você gastasse tanto tempo com Deus falando sobre a sua vida como você gasta se preocupando com ela, você teria muito menos com que se preocupar. Deus não está brincando com você. Ele tem um plano e um propósito para cada vida. Mas você não vai descobri-lo assistindo novelas na TV ou ouvindo rádio. Você tem que gastar tempo com Deus. Nós nos distraímos e permitimos que tudo e qualquer coisa empurre Deus para fora de nossas vidas”.

    Jesus diz que as distrações são como um tipo de espinhos. Ele nos dá três exemplos:

              Primeiro, as preocupações podem distrair você de ouvir Deus falar. Você não pode orar e se preocupar ao mesmo tempo. Preocupações são os problemas e as pressões da vida diária. A palavra Grega para preocupações é uma palavra que significa ser empurrado em diferentes direções. Alguma vez você já sentiu isso? Empurrado em várias direções? Essa é a definição bíblica para preocupações. Quando você está ansioso e preocupado você não pode ouvir o que Deus quer dizer a você. Você está preocupado e distraído.

              Riquezas podem ser espinhos em sua vida. Você pode estar tão ocupado ganhando dinheiro que você não tem tempo para Deus. Tão ocupado ganhando a vida que você realmente acaba não vivendo. Você não aproveita nada na vida. Nós apenas levantamos da cama cedo de manhã e vamos trabalhar. Trabalhamos duro para pagar nossas contas e manter o que temos. À noite viramos na cama e acordamos na manhã seguinte para fazer as mesmas coisas. Deus acaba ficando do lado de fora, Deus acaba recebendo o que resta de sua vida. No desejo de ganhar mais dinheiro você se esquece de Deus.

              Um outro espinho podem ser os prazeres. Não há nada de errado com os prazeres. Quem você pensa que lhe deu a habilidade de aproveitar os prazeres? Foi Deus. Deus planejou cuidadosamente as coisas boas do mundo. Ele deu a você os sentidos  e as habilidades e os sentidos táteis que você tem, a fim de que você pudesse aproveitar os prazeres. Deus quer que você se alegre com os prazeres. Mas Ele está dizendo que você pode estar tão ocupado se divertindo que você se esquece dEle. Quando recreação substitui a adoração -- "É verão! Eu não acho que vou na igreja este final de semana... eu vou faltar aquele estudo bíblico... Nós estamos de férias, portanto não terei o meu momento a sós com Deus." De quem você está tirando férias? De Deus? Você pode estar tão ocupado se divertindo ( e Deus quer que você se divirta) mas quando isto se torna a prioridade em sua vida, adivinha quem está ficando do lado de fora?

     

    Há muitos tipos de espinhos diferentes. Você pode fazer a sua própria lista de coisas que tendem a deixar Deus de fora de sua vida. Pode ser um relacionamento, uma responsabilidade qualquer coisa. Um espinho é qualquer coisa que me distrai evitando que eu gaste tempo com Deus. Você precisa sentar-se, estar quieto, orar e dizer: "Deus, há qualquer coisa que Tu queiras me dizer hoje?" Alguns dias Ele dirá, outras vezes Ele não dirá. Mas você tem que estar com a linha de comunicação livre a fim de que Ele possa falar com você.

     

    Uma questão bem “teológica”: Quanto de esforço é necessário para fazer um espinho crescer? Nenhum. A diferença entre uma planta e um espinheiro é que uma flor é algo que você cultiva, você fertiliza, poda, põe água e acaba não crescendo, e um espinheiro, você não faz absolutamente nada e ele explode de crescimento. Esta é a diferença. Você não tem que pôr água nos espinheiros. Eles crescem! Matos e espinheiros são sinal de negligência. Quando eu começo a negligenciar meu tempo à sós com Deus diariamente, quando eu começo a negligenciar a minha participação no estudo bíblico, quando eu começo a negligenciar a minha comunhão com outros crentes em adoração, indo a Escola Dominical -- qualquer uma dessas coisas -- os espinheiros vão crescer em minha vida e a Bíblia diz que eles vão sufocar a minha vida espiritual. Vou perder a minha alegria, minha paz, meu propósito, minha calma, minha habilidade de lidar com stress, etc. Os espinheiros vão sufocar a sua vida. Eles aparecem apenas quando você negligencia seu tempo a sós com Deus.

     

    O quarto passo é:

     

    4.  COOPERE COM O QUE ELE DIZ

    Deus quer falar com pessoas que  decidem antecipadamente que eles vão fazer o que quer que seja que Ele lhes diga para fazer quando Ele lhes falar. A maior parte de nós queremos que Deus nos  fale e então decidiremos se iremos fazer ou não. E Deus diz: "Não, não, não. Nós não brincamos com este jogo." Deus fala com pessoas que farão o que Ele lhes diz para fazer quando Ele lhes falar.

    Se você quer que Deus fale com você, você precisa dizer: "OK, Deus, eu farei o que Tu me disseres para fazer, ainda que eu não compreenda, ainda que não faça sentido, ainda que eu pense que eu não gostaria de fazer, porque eu sei que é a coisa certa e eu sei que Tu sabes o que me faria feliz mais do que eu possa fazer." É uma questão de confiança.

     

    O quarto solo representa o coração desejoso. Desejoso de fazer o que quer que seja que Deus diz a você para fazer, antes mesmo que Ele lhe diga. (v.15) "E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem em seu coração bom e obediente; e produzem frutos porque são fiéis."

     

    Eles não apenas ouvem a voz de Deus mas a guardam, a retêm. Elas anotam tudo, elas ouvem atentamente, elas pensam seriamente acerca e praticam. O resultado é uma vida produtiva.

    Você gostaria de ter uma vida produtiva, realizada, satisfatória? Então faça o que Tiago 1.22 nos diz: "Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas ponham em prática o que ela manda."  (Tiago 1.22 BLH) Você se engana a si mesmo se pensa que está crescendo apenas vindo à igreja. Tem que praticar o que a Palavra de Deus manda.

     

    CONCLUINDO

    Manter a mente aberta, cultivar o hábito de tirar um tempo diário para ouvir Deus falar, não deixar que outras coisas sufoquem a voz de Deus em nossas vidas (eliminar as distrações) e colocar em prática o que Deus diz (estar disposto de antemão a fazer isso) são passos importantes para quem quer ouvir Deus lhe falar.

     

     

     

     

 

 

 

Pesquisa no site

Presente de Deus

                                                                                               30 frases de presente de Deus para bendizer as graças

Devocional

 

Visitantes online

Temos 67 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
4499394

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

A Profeta

      

Eventos

A Profecia

Resultado de imagem para você é o melhor de deus

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

 Tu a quem tomei desde os fins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei. Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou teu Deus: eu te esforço, e te sustento com minha destra da minha justiça.
Eclesiastes 9:4