“Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, mas adorava a Deus noite e dia em jejuns e orações. Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” Lucas 2:36-38
Ana é uma dessas mulheres fascinantes, que a vida nos reserva, pouco se fala dela, somente três versículos da bíblia citam esta profetiza, mas é o suficiente para descrever um pouco da vida, do caráter e das suas qualidades, uma inspiradora de vida dedicada a Deus. Ana, seu nome significa Graça, Favor, era da tribo de Aser, era uma remanescente de sua tribo nas terras de Israel. Uma mulher separada para o serviço do Senhor. O texto diz que Ana viveu sete anos com seu marido, e depois que ele morreu, ela já era viúva há 84 anos, não se casou novamente e não se apartava do templo noite e dia, em jejuns e orações diárias na presença de Deus. Na apresentação de Jesus no templo Ana teria aproximadamente 103 a 106 anos de idade. Diferentemente das demais jovens de sua idade, Ana toma a decisão de servir ao seu Deus totalmente. A Bíblia não diz que ela não teve filhos, mas isso é pouco provável, Lucas inspirado pelo Espírito Santo, destaca a vida dessa mulher para que nós aprendamos como nossas vidas devem ser dedicadas ao Deus Todo Poderoso, e como são preciosas e inspiradoras as qualidades daqueles que devotam sua vida totalmente a Deus. Uma mulher de fé, priorizava Deus acima de tudo, não negligenciava com a casa de Deus. No templo podemos derramar nossos corações diante daquele que conhece as nossas necessidades, as nossas aflições, e os nossos anseios. Ana estava sempre lá em oração.“ Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro está a porta da casa de meu Deus a permanecer nas tendas da perversidade.”. Ana levava sério estas palavras do salmista, na presença de Deus não se perde tempo, é um grande investimento que fazemos em nossa vida, e nas vidas daqueles dos quais amamos. No Templo Ana alimentava seu espírito e sua alma era satisfeita. No templo é o lugar onde o Salvador se revela, e a salvação chega aos homens. Ana encontrou o seu Salvador no templo. Lucas, chama Ana de profetisa, porque naqueles dias Deus estava preparando o seu povo para o recebimento do Salvador Jesus. Existiam muitos religiosos em Israel, mas Deus escolheu Ana para ser portadora das boas novas de Salvação. Ana foi separada por Deus, porque amava e buscava a Sua presença.
Profetas são escolhidos por Deus, primeiramente para estarem na sua presença, para ouvi-lo e para anunciar a mensagem de salvação. Deus está levantando nesses dias uma
geração de profetas para anunciarem a boa nova de salvação, no meio de um povo que necessita de Jesus como salvador de suas vidas. Ana, não viu Jesus exercendo o seu ministério na terra, mas ela teve o privilégio de anunciar aos presentes no templo o motivo maior de sua vida: Jesus, o seu salvador, aquele a quem ela tanto pregava, estava diante dela. Ela já podia descansar em paz.
Aos que creem em Jesus, serão salvos, aos que o rejeitam serão condenados, essa era a mensagem de Ana, essa é a mensagem de todo o profeta de Deus. “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” João 3:18. Que você se inspire nesta vida para poder estar na presença de Deus em louvor e adoração diariamente.
Pra. Maria do Rocio