Escolha o idioma

Saúde

          Saúde mental em escolas é tema de Ação de Extensão da Uergs em Porto Alegre  - UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mensagem

      

O SALMO DA CRUZ

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos. Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe. Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude. Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. Mas tu, Senhor, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens. Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem. Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente. Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face. Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações. Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma. Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.
Este é o salmo da cruz. Pode ter sido realmente repetido palavra por palavra por nosso Senhor quando estava pendurado na cruz; Começa com "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" e termina, com "Está consumado",  podemos dizer que não há outro salmo igual a este. É o retrato das horas mais tristes de nosso Senhor, o registro de suas palavras ao morrer. Davi e suas aflições podem estar aqui em um sentido muito diferente, mas nos mostra o sofrimento de Jesus e quem assim vê não quererá ver Davi, mas sim o Senhor Jesus. Temos diante de nós uma descrição da glória da cruz, os sofrimentos de Cristo e a glória que se seguem nos fazem desejar pela graça de nos aproximarmos do Senhor que nos salvou. Este salmo desde o começo é um clamor por auxílio, por  livramento a angustia aqui expressa pelo rei Davi nos mostra o quanto desejamos ter o Senhor junto a nós.
Quantos de nós ja nos colocamos na presença de Deus desta forma, em angustia, em temor e a procura do único auxilio ou do único auxiliador ao qual podemos clamar.
Davi se colocou em humildade na presença do Senhor, em um louvor que somente por Deus pode ser reconhecido. Quanto lamento, quanto sofrimento estava se apresentando no coração deste poeta de louvores ao soberano Deus. Davi recorreu a Deus pedindo por socorro, por uma ajuda que só o Senhor lhe podia dar, exaltou os feitos em favor dos seus antepassados para demonstrar que estava depositando a sua confiança em um Deus que já lhe havia provado ser fiel.
Que possamos nós ser exatamente como este rei, que possamos reconhecer a quem recorremos e que depositemos nEle toda a confiança.
Deus é fiel, vemos esta fraze escrita e dita por tantos, mas quantos realmente confiam na fidelidade do Senhor? Quantos esperam o socorro sem sombra de nenhuma dúvida. Só podemos confiar em Deus. Neste salmo vemos uma oração de um coração sofrido, mas confiante em que o seu sofrimento seria aplacado pelo Senhor Fiel que  entra em defesa do  povo dEle; Entregue ao Senhor a sua angustia, o teu sofrimento, clame, louve  e o Senhor virá em teu socorro, Amém.

Pra. Maria do Rocio



 

Pesquisa no site

Visitantes online

Temos 125 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
5268174

Redes Sociais

                   

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

A Profeta

      




Eventos

   

Mulheres

  

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

Gênesis 17:20-23 NTLH. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.

 

Contador de visitas