Escolha o idioma

Saúde

          Saúde mental em escolas é tema de Ação de Extensão da Uergs em Porto Alegre  - UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mensagem

      

NICOLAÍTAS-

TEXTO PUBLICADO EM AGOSTO DE 2011

 “Jesus disse à Igreja de” Pérgamo: ‘Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas alguma pouca coisa tem contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tem também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca’. (Apocalipse 2:12-16).

Nicolaíta é alguém que governa sobre o povo comum.
Hoje em dia temos os nicolaítas (dentro da Igreja), aos quais se dá autoridade para governar as pessoas.
Esta era uma heresia que se formava já no fim da era apostólica, falsos mestres nicolaítas, são os partidários da ideia de uma hierarquia dominante dentro da Igreja. Esta heresia tem influenciado pastores que buscam popularidade e posição em organizações; trocam de igreja em busca simplesmente de uma maior ou que pague mais, sem convicção da vontade de Deus; Mas não deve ser assim nas Igrejas de Cristo! Marcos 10.42-44 podemos ver claramente o seu ensino de que o grande é o que serve e não o que manda.
Erros como o de se pensar que só os Pastores podem realizar Batismo ou ministrar a Ceia, efetivamente não tem base bíblica e provém do pensamento nicolaíta de que estes são uma categoria com poderes especiais. Se uma Igreja tem Pastor local, é evidente que, deverá exercer tais funções, mas, caso a Igreja não o tenha, deve entender que a autoridade para estes serviços foi dada à Igreja e Ela pode escolher um irmão local que tenha boas condições espirituais e esteja assim apto a liderar a Igreja em tão solenes atos. É claro que, se assim entender, a Igreja poderá também convidar o Pastor de uma Igreja irmã para lhe prestar estes serviços, embora não o seja absolutamente necessário. Jesus concedeu à Igreja esta autoridade e não ao pastor.
Ele o faz, como servo, que é o verdadeiro significado da palavra ministro da Igreja. Cristo estabeleceu irmãos com condições diferenciadas na Igreja sim, mas isto foi feito apenas visando o melhor desenvolvimento dos crentes e organização da Igreja e não para estabelecer uma hierarquia dominante (Efésios 4.11-12 e I Corintios 12.12-31). Assim, era necessário que houvesse Apóstolos, pastores, mestres, pregadores e evangelistas. Cada um deles tem autoridade, de acordo com o que o Espírito Santo lhe concede pela palavra.
Todo Ministro de Deus deve ser respeitado por causa da sua função como líder e condutor espiritual da Igreja e como um irmão que seja um bom exemplo ao rebanho (Hebreus 13.7 e 17). Mas isto não o faz "dono da igreja" e todo pastor tem que tomar o cuidado de ser zeloso sem, exercer domínio por força sobre o rebanho. (I Pedro 5.1-4). Nosso papel como Ministros de Deus, seja Missionário, Evangelista, Professor Pregador, Diácono ou Pastor, é o de SERVIR e não permitir que a síndrome de Lúcifer se aposse de nós, fazendo com que presumamos de nós, mais do que realmente somos. Liderança é necessária para que haja organização, ordem, decência e, principalmente edificação. Mas nunca deve haver o pensamento de primado ou a superioridade entre os demais (Lucas 22.26). Isto estraga a comunhão, prejudica o aprendizado e a edificação dos participantes.

Que em tudo tenha Cristo a primazia (Colossenses 1.18) e nós tenhamos nossos irmãos em consideração como superiores a nós mesmos (Filipenses 2.3).

Pra. Maria do Rocio-PROJETO LUZ DO MUNDO

Pesquisa no site

Visitantes online

Temos 84 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
5258948

Redes Sociais

                   

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

A Profeta

      




Eventos

   

Mulheres

  

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

Gênesis 17:20-23 NTLH. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.

 

Contador de visitas