Escolha o idioma

Saúde

          Saúde mental em escolas é tema de Ação de Extensão da Uergs em Porto Alegre  - UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mensagem

      

IGREJA

TEXTO PUBLICADO EM 2010
“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Atos 20:28 ).
A palavra igreja (ekkle¯sia) é uma composição de( ek) que significa para fora e (klesis) que significa chamamento, então seu significado é: grupo de pessoas chamados para uma assembléia, reunião, este é o conceito de igreja, não era uma palavra exclusivamente cristã, era usada também no sentido comum e ai significa reunião, assembléia, a igreja tem dois conceitos usados, o do templo e o do corpo de Cristo, que são os crentes, deve ficar claro, na mente de cada um, que a igreja não é o local de reunião dos crentes para adoração a Deus, também chamado Casa de Deus (Mt 12:4; I , quando se fala em igreja lembramos de prédio, mas igreja é o próprio crente, que com os demais crentes formam o corpo de Cristo .
Muitas vezes ela tem o sentido de igreja, que nós conhecemos, grupo local, visível reunindo em lugar público, ou seja, todos os membros de todas as igrejas locais, a palavra assembléia se refere ao ajuntamento festivo dos anjos, e dos santos de Deus, vivos e mortos.
O conceito de igreja, para os carismáticos, é um tanto dúbio, pois por ser grande o movimento, há varias maneira de conceituar. as igrejas pentecostais têm sido organizadas de várias maneiras, em regra, é por uma visão ou revelação de seu líder e fundador, ou quando da divisão de outra denominação, daí se torna uma nova denominação. Outra importante característica é a da efetiva participação feminina na liderança, inclusive exercendo os cargos de maior autoridade, que para tal posição eles usam a argumentação que na igreja apostólica as mulheres oravam, profetizavam (At 21:9), falavam em línguas, serviam e evangelizavam, tanto quanto os homens, Priscila, por exemplo, chegou a ensinar a Apolo o caminho de Deus com mais exatidão (At 18:26) e a ocasião da emancipação feminina foi no dia de Pentecostes, quando houve a abolição das distinções de sexo na igreja, pois ao dar às mulheres o mesmo Espírito que aos homens, Deus mostrou que elas devem ser admitidas aos mesmos níveis de serviço que eles.
 
“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” (I Tm 3:15).
Não estamos falando da fundação da igreja, que foi feita pelo próprio Mestre, em Seu ministério terreno, e sim na organização de novos trabalhos, em um lugar que não existe, de lá passando a ser uma nova igreja e da sua organização burocrática, administrativa.
 
“Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;” (Mt 20:25,26).
A Bíblia ensina que todos são iguais, pois Deus não faz acepção de pessoas não é mencionado nenhum crente como superior aos demais, visto ser todos iguais, sabedores disso, nem mesmos os apóstolos quiseram a primazia entre os crentes, por isso, jamais subjugaram os irmãos em Cristo, pois eles sabiam que nada mais era que homens houve uma ocasião em que Pedro foi adorado, situação que ele assim reagiu: “e aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.” (At 10:25,26), isso deixa a lição que mesmo os líderes da igreja são servos dela, I Pd 5:1-4, verso 3: “nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”, portanto, o pastor, que é o anjo da igreja não pode subjugar o rebanho: “não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé.” (II Co 1:24), o motivo de tudo isso é que a primazia na igreja pertence a Cristo: “e ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Cl 1:18).
O trabalho dos lideres da igreja, inclusive o pastor, é justamente o inverso, não é de subjugar as ovelhas, pelo contrário, deve servir, Deus espera isso do pastor, tanto é que há um exemplo de como não fazer e com isso a repreensão divina: “as fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.” (Ez 34:4), por isso, deve ter cuidado: “olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. e também porque cabe a cada crente considerar ao outro superior a si mesmo: “nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3), “porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR.


Pra. Maria do Rocio-PROJETO LUZ DO MUNDO
 


Pesquisa no site

Visitantes online

Temos 181 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
5259358

Redes Sociais

                   

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

A Profeta

      




Eventos

   

Mulheres

  

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

Gênesis 17:20-23 NTLH. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.

 

Contador de visitas