Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos
(Provérbios 6:16-19)
Aborrecer e abominar são palavras de repulsa, são práticas para Deus condenáveis em nosso viver.
Devemos considerar estas coisas para que possamos eliminá-las da nossa vida, Salomão advertiu , se Deus não gosta porque devo praticar se sou filho de Deus, isso não é coerente.
Deus detesta olhares orgulhosos, pessoas que tratam os outros com desdém, que são arrogantes até mesmo ao ordenar alguma coisa. As pessoas se orgulham de futilidades que não são sequer de interesse para Deus, tem gente que pensa que por ter uma casa melhor que a do vizinho é melhor que ele, assim neste mesmo conceito tem gente que se orgulha de carros, roupas, trabalho, posição e deixam isto transparecer para humilhar a outros. A pessoas que ao colocar a frente do seu nome o título de doutor acha-se melhor, não avalia que este título significa que ele só é melhor naquilo que estudou, ou seja especificamente no seu doutorado, o resto continua igual, não deve haver orgulho por título conquistados.
Todo o orgulho é rebelde, Saul pecou por isto.
Olhos altivos, são arrogantes rebeldes e presunçosos, Deus condena a arrogância.
A língua mentirosa é condenada por Deus, ela é maliciosa e em cada mentira alguém esta sendo prejudicado, isso é contra Deus; basta-nos lembrar que o pai da mentira é o diabo.
Mãos que derramam sangue inocente, Deus condena, nosso mundo está cheio de pessoas que derramam sangue inocente, isto tem sido visto diariamente nos jornais a nos exibidos, se mata hoje por motivos fúteis, por roubo, por ganância e até pelo simples ato de matar, tiram a vida de outros por imprudência sem relevar as consequências.
Deus também condena corações que tramam maldades, maquinações para prejudicar outras pessoas, projetos iníquos que podem culminar na morte ou derramamento de sangue inocente, é incrível se imaginar que o ser humano possa tramar estas coisas. O ímpios sempre tramam contra os justos, o rico trama contra o pobre e vice versa, não há escrúpulos naquele que trama o mal ao seu semelhante.
Assim também os pés que se apressam a correr para o mal, não medem consequência estão sempre em correrias para destruir alguma coisa. Podemos ver isso nas festas onde são liberadas todo o tipo de drogas que causaram o mal, mas milhares de pessoas se prestam a isto, correndo apressados para envolver inocentes em suas tramas.
As testemunhas falsas também Deus condena, se nada de bom tem para falar, cale-se, não fique dando testemunho que não condiz com a realidade, porque prejudicar uma pessoa se isto é condenado e mais se haverá consequências deste ato.
E por fim Deus abomina, aquele que provoca contendas, se analisarmos tudo isso vemos que estão todos ligados , ou um leva ao outro ato, e mais um quando veem estão completamente imersos em pecados que vão levar a violência, a contender-se entre os desesperadores atos de brigas, discussão, ataques físicos e morais sem a preocupação de que estes atos Deus abomina.
Devemos ficar longe de todas estas práticas, não são atos de cristão e também não deveriam ser de toda a humanidade, a violência física ou moral contra um ser humano e condenado, detestado, abominado pelo Senhor, estes atos nos fazem pecar e destroem o nosso bom relacionamento com Deus além de dar ao inimigo muita munição para uso contra nós.
Sabemos que Deus é fiel e justo, e também sabemos que o inimigo é sujo e astuto, por menos que seja a mentira vem dele e usará contra nós, o pecado é a arma usada por satanás para nos afastar de Deus.
Diga não as drogas, pecado é droga, é ato deliberado que culmina em afronta ao Senhor
Amé o Senhor Seu Deus, fique longe do pecado, Amém
O QUE DEUS CONDENA
Pra. Maria do Rocio