Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
(Salmos 121:1-8)
Este salmo nos mostra a confiança de Davi no Deus a quem servia no Deus de poder a quem ele recorria em todas as ocasiões. Davi tinha a certeza de que sempre que O invocasse, Deus estaria com Ele.
Quando Davi aqui se refere aos montes está falando do Monte Sião e do Moriá, nestes montes não estava Deus e Davi sabia disso, nestes montes eram erguidas estatuas e altares a os outros deuses e o povo ia até eles para pedir ajuda, mesmo assim vemos estes montes citados neste texto, o que devemos entender é que estes montes eram pagãos não viria dali a resposta de Deus, Davi não estava dizendo que iria receber alguma coisa daqueles montes, mas sim do Deus em quem ele confiava e que estava sempre presente em sua vida.
O Deus que devemos desejar em nossas vidas é o Senhor, que fez todas as coisas, o eterno guarda de Israel, que não permitirá que você seja molestado por nada, é Ele que guardará a tua alma, a tua entrada e a tua saída, esse é o Deus a quem devemos adorar e podemos pedir sim, pois temos certeza de que Ele nos atenderá, porem quero voltar aos montes, quantos montes, quantos altares, quantas estátuas são adoradas, você pode dizer, mas eu não adoro estátuas, talvez não haja uma na sua frente ou você não à esta reconhecendo como uma estátua, mas esta obedecendo, respeitando, adorando, seguindo e muitas vezes sendo conivente com muitos outros em adoração a deuses deste mundo; Você pode dizer, mas não há altares em minha vida, eu não construo altares, mas tem se colocado diante deles, tem se prostrado diante de altares impuros feitos para enganar, quantos acham que comunhão com Deus só se dá diante de um grande altar, onde existem pessoas fazendo louvor, quantas daquelas vidas realmente estão ali por Deus? O louvor a Deus tem que ser de graça, assim disse o Senhor, “de graça recebestes...”então porque os grupos de louvor estão supervalorizados, porque pastores devem receber fortunas para levar uma palavra que Deus deu de graça, ai estão os montes Sião e Moriá, estes são os altares, estas são as estátuas, não estão mais vendo de onde vem o socorro, estão buscando assim como aquele povo em montes pagãos, em lugares onde Deus não habita, onde seus santos continuam sofrendo onde não existem filhos de Deus para encaminhar este povo. Aí se fazem promessas que Deus não tem compromisso de cumprir, se o faz é pela Sua misericórdia, aí nestes montes onde prevalece a ostentação, a luxuria, o descaso com a vida do irmão é que está a estatua, um dia vai virar sal, mas o problema é que muitos podem também virar estátua de sal com ele.
O nosso socorro vem de Deus, de um Deus que é santo, é poderoso e está sempre ao nosso lado, se você não estiver vendo este Deus do seu lado, se Ele não estiver falando com você e dizendo filho vem para o caminho, é porque tem muita estátua entre você e Deus.
O amado Deus é tão maravilhoso que às vezes nos faz escorregar, tropeçar não para nos machucar, para que enxerguemos os obstáculos que estão nos impedindo de chegar mais perto dEle. Se você estiver andando no caminho certo, tudo fará com alegria, isso vem de dentro de você, não é externo, vem do seu interior como se Deus estivesse dizendo faça isto com amor é para Mim que faz, Eu estou providenciando a tua vitória.
O louvor é para Deus, deve sim, ser bem feito, mas não pode ter orgulho, afinal se você tem uma linda voz foi Ele que te deu, se você é um bom pastor, um bom pregador da palavra, isso é dom de Deus, não receberia se não fosse para adorá-lo. Todo aquele que recebe um dom é para glorificar o nome do Senhor, Ele proverá o seu sustento, Ele cuidará para que nada lhe falte, mas não se agradará daqueles que usarem o Seu nome e os Seus dons com interesses impuros e que não lhe digam respeito. Amém?
Pra. Maria do Rocio- PROJETO LUZ DO MUNDO