Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:2-3)
Quando Jesus falou a Nicodemus foi para dizer a ele que teria que nascer de novo para ter o caráter de Cristo, nascer de novo é mudar a sua maneira de viver, é refazer o seu caráter para ficar parecido com o Senhor.
Caráter é algo que se forma conforme a vida que se vive, é também influenciado pelas pessoas que estão a tua volta, é a maneira que você se comporta que determina o seu caráter.
Se você vive no mundo, o mundo irá formar o seu caráter, se você vive para Deus é dEle que virá as tuas influências, como isso acontece, você perguntaria, nascendo de novo é a resposta, deixando para trás tudo aquilo que já não te serve mais, no mundo algumas coisas nos são colocadas e elas moldam um caráter que nem sempre é o ideal, para Deus tem que ser o ideal, não pode ser diferente do caráter de Deus, a mentira, os maus hábitos, a inveja e muitas outras coisas que estávamos acostumados a conviver devem ser esquecidas, trocadas por atitudes que condizem com a nova vida, para se viver na presença de Deus a de se ter um caráter parecido com o de Deus, a isso se chama também santificação, quanto mais próximos estivermos de Deus, mais parecidos com Ele seremos. Deus nos criou a Sua imagem e semelhança, quando nascemos de novo da água e do espírito, voltamos a proceder de forma a restaurar esta semelhança com o criador.
O texto também fala que quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, não há realmente como isso acontecer, Deus não convive com o pecado, é preciso mudar e isso muda o carater.
O maior exemplo da bíblia de um caráter transformado é Paulo, que de perseguidor de judeus, passou a seguir Jesus, essa transformação se deu porque o próprio Senhor o chamou e o transformou isso foi um processo em toda a vida de Paulo, existem citações dele que dizer que ele ainda buscava estar cada vez mais parecido com o mestre.
Este trabalho em nós quem faz é o Espírito Santo, por isso temos que aprender a ouvi-lo e a obedecer, ou seja, seguir aquilo que estamos ouvindo, se fizer ouvidos mochos, não haverá restauração e a consequência é perder a comunhão com Deus. Amém
Pra. Maria do Rocio- PROJETO LUZ DO MUNDO