A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. (Ezequiel 33:7)
Ezequiel era sacerdote na cidade de Davi, foi levantado junto ao povo que Deus deixou no deserto para que lembrassem e se conscientizassem Dos seus erros, este foi o motivo de terem ficado setenta aninhos no deserto, mas vamos ao texto, Deus diz, fiz de você atalaia( sentinela) para o povo de Israel, por isso vá e advirta-os em meu nome. Essa era a ordenança para aquele profeta, Levar a palavra de Deus.
Jesus tempos depois veio e andou com os apóstolos e os ensinou dando a eles no final, antes da Sua crucificação, uma ordem que era muito clara: IDE e pregai o evangelho e isso era o que deveria ter sido feito, mas a igreja primitiva do tempo de Jesus modificou-se em muito pouco tempo, em poucos anos já se falava só em igreja, templos, regulamentos e leis criadas para administrar a obra de Deus.É fato que a igreja primitiva cresceu muito, mas ela já era uma igreja que estava caminhando fora da ordem de Jesus. Ela estava usando mal o presente que Deus lhes havia dado, que era o Espírito Santo, o poder para serem testemunhas em Jerusalém e fora dela, a igreja crescia pelo testemunho e pelos sinais que acompanhavam os Apóstolos, mas permaneceram dentro dos muros de Jerusalém.Assim como o povo de Deus no Antigo Testamento, a igreja nos primeiros momentos de existência acabou se acomodando no seu crescimento e na sua vida de comunidade. Não era só para isso que o Espírito Santo lhes foi concedido. O Reino de Deus tinha que ser espalhado e crescer além dos muros de Jerusalém. O conhecimento da Glória e da Graça de Deus em Cristo Jesus, tinha que ser pregado para todos os povos, e isso, segundo a ordem de Jesus, deveria ser feito imediatamente depois que o Espírito Santo lhes fosse concedido.Até hoje têm sido assim. Deus dá Seu presente e o povo usa erradamente o que Ele dá. A Palavra de Deus não comove mais é como era com o povo para quem o profeta Ezequiel advertia quanto à desobediência à Palavra pregada; Além disso, os seus líderes eram corruptos e apenas apascentam a sim mesmos.O que vemos hoje em dia é exatamente isso. Hoje temos igrejas de todas as formas e tamanhos, mas nenhuma prática missionária, nenhuma preocupação com a evangelização pessoal, nenhuma preocupação com a glória de Deus e o crescimento do Reino de Deus, mas o que vemos são pastores corruptos, adeptos do sistema mundano do toma lá da cá, ensinando práticas contrárias às da Bíblia, preocupados com seus negócios, seus afazeres, seu ganha-pão. Não estão preocupados em pregar o Evangelho do Reino, e fazer discípulos. A igreja virou um negócio de família. Foi assim com o sumo sacerdote Eli, era assim nos tempos de Ezequiel, e é assim hoje, o povo vem às igrejas, ouvem a Palavra de Deus, e a seguir, ignoram, naquele tempo, eles faziam todos os rituais de adoração a Deus, mas o coração era devotado aos ídolos. tentavam acreditar na prosperidade de sua terra, mas o tempo todo ignoravam a Palavra de Deus. Isso nos deve servir de lição, não precisamos de religião para nos salvar, precisamos, sim, da devoção real e exclusiva ao Deus verdadeiro. Deus haverá de julgar a todos nós pelo que fizemos, pela nossa desobediência e descaso com a Sua Palavra e ordem. Voltemos à prática do Evangelismo Pessoal. Abandonemos as nossas prioridades, e nos voltemos à prioridade de Jesus Cristo.
Pra. Maria do Rocio