E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.(Gênesis 39:1-2)
Os capítulos apresentados falam da vida de José até tornar-se governador de todo o Egito.
José foi o 11o. filho de Jacó; o primeiro com Raquel e conforme a Bíblia, era o filho preferido de Jacó. Penso que a vida de José tem muito a ensinar aos jovens crentes de hoje. Você conhecerá o segredo do jovem José, que aos 17 anos foi vendido pelos irmãos como escravo, e aos 30 anos já era o segundo homem mais poderoso do maior país do mundo, a vida de José não foi fácil, mesmo sendo o filho predileto de Jacó, teve que conviver com vários fatores: A Bíblia nos relata que José costumava delatar seus irmãos ao pai. Isto causava descontentamento dos irmãos com ele; José, infelizmente, vivia num lar desestruturado. Exatamente como muitos dos jovens de nossas Igrejas. José foi vendido pelos irmãos e acabou no palácio de Potifar para servir como escravo, justamente no lar de uma mulher imoral, que logo passou a tentar seduzi-lo. Tudo na vida de José foi traçado para que ele fosse um derrotado.
Muitos jovens em nossa sociedade de hoje vivem em lares desfeitos, vivem em meio a prostituição, as drogas, são forçados até a conviver desta forma então perguntamos como podem ser vencedores?
José venceu; Para ser um jovem bem sucedido na vida é preciso manter-se fiel a Deus, contar sempre com sua presença abençoadora e aproveitar as oportunidades para trabalhar e testemunhar da sua fé. Assim também os jovens de hoje devem se comportar, as adversidades estão em todos os lugares e para todos nós, porem se soubermos aproveitar as oportunidades, se tivermos uma vida com Deus e não nos deixarmos contaminar pelo mundo subversivo, com toda a certeza poderemos sim, ser vencedores, sendo ou não jovem essa regra é para todos.
Ser fiel a Deus é o primeiro passo para a certeza de uma vida diferente, quando entregamos o controle da vida a Deus Ele nos ajudará a vencer as adversidades.
José apesar de ter sido assediado pela esposa de Potifar, não se deixou contaminar pela maldade dela e mesmo ela tendo usado de mentira e o jogado em um cárcere ele venceu, Deus ajuda aos que são fieis aos Seus mandamentos e José não pecou, ao contrário fugiu do pecado. Esse deve ser o teu comportamento, ou o nosso comportamento se queremos que Jesus interceda por nós. Viver no pecado nos separa de quem nos dará a vitória. José é um exemplo de como isso funciona na prática. Você precisa colocar este princípio em prática e resistir, não se contaminar com a imoralidade. O segundo princípio para uma vida vitoriosa é contar sempre com a presença abençoadora de Deus. Enquanto Deus comandar os nossos passos teremos a certeza da vitória.
Ame a Deus, seja fiel a Ele e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas isso esta escrito, foi Jesus quem falou, então ande segundo os ensinamentos da palavra de Deus e creia você é um vencedor. O texto nos diz que Deus era com ele e por isso era próspero, José foi um vencedor. Amém
Pra. Maria do Rocio