“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Isaías 48:17)
Discipulado é uma visão do coração de Deus. Após o discípulo ser consolidado, firmado em Cristo Jesus, ele precisa ter conhecimento de Deus e de Sua graça. A maneira de levar esse novo irmão ao conhecimento é discipulando-o, ensinando-o com clareza e amor as Leis e decretos do Reino de Deus.
Os novos irmãos tornam-se discípulos ao ser consolidados através do processo do discipulado, isto significa ensinar, instruir, direcionar, treinar, estimular, mostrar o caminho que ele deve seguir.
Para que o discipulado tenha resultado na vida deste novo crente é preciso observar algumas regras: tanto discipulado como discipulador teem que estar dispostos a este trabalho. Ser discípulo é querer aprender de alguém, ser discipulador é querer passar para o irmão aquilo que já aprendeu; Ser discípulo é estar à disposição com ânimo e boa vontade para absorver o que lhe é ensinado; Ser discipulador é ser exemplo em tempo integral ao seu discípulo, é neste ponto que devemos atentar para as escolhas que fazemos quando escolhemos discipuladores. Aprender de alguém, aqui falamos exclusivamente de construção de caráter cristão, é seguir os exemplos da pessoa que esta discipulando; Para ser um discipulador é preciso muito mais do que boa vontade, ou ânimo, é necessário ter um caráter cristão aprovado por Deus, não só pela liderança, mas pelo Senhor, uma pessoa de conduta fora de suspeitas e que até nas pequenas coisas do dia a dia esteja vigilante do seu proceder. Jesus tinha doze discípulos e ensinava-os a todo o momento, em todas as oportunidades que se apresentavam para isso, o discípulo aprende do mestre tudo o que lhe for mostrado, entre os discípulos de Jesus havia um com um caráter duvidoso, mas Jesus sabia disso, e este não estava ali para aprender, era outro o propósito, porem a todos Jesus ensinou, corrigiu, informou, cuidou, andou com eles e em momento algum Jesus fez qualquer coisa que o desabonasse como Mestre, Ele é Deus vocês dirão, sim Ele era o grande Mestre e nos mostrou o que é fazer discípulos, mas e os discipuladores de hoje? Você acha que um discipulador pode deixar de pagar contas? Pode se omitir na devolução do dízimo na casa de Deus? Pode ficar devendo impostos, ou ter dívidas com os irmãos e não dar satisfação disso, na maioria dos casos os discipuladores são pastores, estes devem ter um caminhar com Deus, mas podem mentir, ele tem uma vida secular e na de discipulador age de uma maneira, na vida secular de outra? Alguém que se colocou na tarefa de discipular pode lograr dividendos por este trabalho? Infelizmente temos visto muitas situações onde os discipulados estão frustrados, foram tratados e descobriram durante este tratamento que o seu discipulador ensinava o que não vivia, mostrava sim qual era o caminho, mas era como se dissesse é só para você, não se aplica a mim, eu sou pastor, eu sou líder; Muito triste trabalho perdido, o discípulo sempre vai avaliar a atitude de quem o discípulou.
Discipular é andar junto como Jesus fez, é ensinar, é apontar os erros para que se façam correções ao caráter do novo convertido, mas muitos são ignorados sequer recebem este tratamento, outros se decepcionam com as atitudes e com a maneira de viver de quem os esta cuidando. Só podemos ensinar a palavra se vivermos dentro dela, obedecendo ao que diz as Sagradas Escrituras, respeitando principalmente o grande mandamento AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO, se não amo ao meu próximo como posso ensinar alguém a amar, Deus conta conosco nesse processo de treinar vidas, capacitá-las com o caráter de Cristo, Abraçar a visão do discipulado é dedicar o tempo e a vida por amor ao Reino, é cumprir o mandamento de Jesus de fazer discípulos de todas as nações, Amém
Pra. Maria do Rocio