Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. ( Êxodo 14:15)
Às vezes, Deus nos dá cada ordem que mais parece uma brincadeira! Vejam só. Deus falou a Moisés que desse ordem de marcha ao povo de Israel. Mas, marchar para onde? Em que direção, na retaguarda do acampamento, estava o exército egípcio, equipado com as melhores armas para aquela época, diz o texto que o faraó levou os melhores homens e os melhores carros de guerra, soldados bem treinados e em total obediência ao seu lider, comandados pelo próprio Faraó. Na frente, o mar Vermelho, com suas águas profundas e agitadas, prontas a engolir cada homem que ousasse dar um passo, e esses homens, mulheres velhos e crianças, deveriam marchar em direção ao mar. Também os animais deveriam passar, Marchar como e para onde? Estavam encurralados. Aquela era uma ordem sem nexo, porem Deus jamais dará ordens sem razão. Aquele era o desafio à fé daquele povo e a Moises que deveria conduzi-los. Criam ou não no Deus que tem todo o poder, até mesmo para rasgar o mar e abrir caminho para a terra que mana leite e mel, Moisés levantou a sua vara sobre o mar e Deus fez o milagre, o mar se abriu e o povo pôde passar pelo meio do mar em seco. Paredes de água se faziam a direita e a esquerda do povo. As ordens de Deus podem parecer descabidas, sem razão à luz da nossa razão, mas elas são sempre boas e surpreendem se cumpridas. Quando Ele manda, Ele providencia os meios e a força para a vitória. Foi assim para a travessia do Mar Vermelho, foi assim para que a rocha desse água abundante, para que as muralhas de Jericó caíssem, quando disse à pequena Igreja para evangelizar o mundo "Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura".
Ainda hoje somos confrontados com ordens que nos podem parecer impossíveis de cumprir, mas Deus tem sempre razão! Tenhamos a fé, como um grão de mostarda, e veremos a mão de Deus a operar nas nossas vidas. Se somos chamados para cumprir alguma ordem que venha de Deus sejamos obedientes, mesmo que nos pareça impossível, para Deus é apenas uma maneira diferente ou criativa para resolver o problema sem lhe tirar a glória da realização.
Deus mandou dez pragas contra o Egito para mostrar ao povo o Seu poder, teria acabado com o faraó na primeira se assim desejasse, mas convinha ensinar a lição ao Seu povo, se não vissem os feitos do Senhor, não estariam prontos para tudo o que ainda estava pela frente.
Marchar, marcharam, o mar se abriu diante deles e passaram na proteção do Senhor, ainda assim muitas vezes desafiaram Moises a procurar Deus para satisfazer os Seus desejos.
Deus falou “ povo obstinado” mas ainda assim esteve o tempo todo com eles, amém
Pra. Maria do Roco