Escolha o idioma

Rei Davi

Teledramaturgia - Rei Davi

Mensagem

      

Cursos

caixa de promessas

APOSTOLO

INTRODUÇÃO

No texto de Ef 4.7-16 Paulo escreve que Jesus Cristo equipou a igreja para o serviço,concedendo uns para apóstolos ,outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. Estes são os assim chamados cinco ministérios, ou ministérios equipantes (que equipam a igreja). E ministério significa serviço; daí vem as palavras: ministrar, servir. Vemos que o objetivo de Jesus ao equipar a igreja com esses ministérios, é para conduzi-la ao aperfeiçoamento, à edificação.

Existe, no entanto uma controvérsia hoje em dia com relação a esses 5 ministérios. Muitos acreditam que os ministérios de apóstolos e profetas eram ministérios restritos aos tempos bíblicos, e que atualmente não existem mais. Outros defendem que esses dois ministérios estão ressurgindo nas últimas décadas, resultado de um novo despertar para os mesmos.

Nós cremos que Paulo não deve ter escrito algo que não seria mais útil para a igreja daquela época, e nem para a igreja de Jesus Cristo dos dias de hoje. Portanto, vamos estudar esses ministérios, considerando-os como fundamentos para o corpo de Cristo.

1.O APÓSTOLO-Polegar

Definição: A palavra grega utilizada para apóstolo é “apóstolos”. Significa “enviado” ou, “enviado com autoridade para estabelecer igrejas” e “alguém enviado para fortalecer igrejas existentes nas doutrinas fundamentais e ensinos práticos da Palavra de Deus”.

Funções: Os apóstolos atuam em todos os dons ministeriais e operam em todos os dons do Espirito. Os seus dons ministeriais serão reconhecidos e recebidos como uma revelação no Espírito a certas igrejas e outros ministérios. Manifestar-se-ão continuamente sinais, maravilhas e milagres de cura. Os apóstolos trabalharão de mãos dadas com os profetas na consagração de anciãos e na confirmação da chamada de certos  crentes, firmando-os nos seus dons ministeriais. Normalmente o apóstolo tem como responsabilidade fundar, enviar ,pensar e planejar a longo prazo.

Segundo Champlim (3), os seguintes pontos referentes ao apóstolo podem ser considerados:

1. Os apóstolos são chamados de fundamentos da igreja (Ef 2.20)

2. Os apóstolos foram os receptadores originais de revelação cristã distintiva (Ef 3.5).Portanto, devido à sua natureza e caráter sem-par, esse oficio apostólico não pode ser transferido. Portanto, a noção de “ sucessão apostólica” é um dogma humano, e não uma doutrina do NOVO TESTAMENTO. Entretanto, em sentido secundário, ainda há apóstolos, homens de  elevada autoridade conferida por Deus, os quais têm a cumprir serviços  especiais de grande importância na igreja. Paulo se apresenta a Timóteo, como apóstolo segundo o mandato e vontade de Deus (1 Tm 1.1 e 2 Tm1.1).

     O ministério apostólico é  basicamente um composto dos outros ministérios. Vemos que Paulo, Pedro João, eram  apóstolos, mas também ótimos no ministério pastoral, de mestre e de evangelistas. Isso se explica porque o apóstolo é uma autoridade, e não uma função.

     Outra característica apostólica que é fundamental é a natureza pioneira e valente; um desbravador. O apóstolo é impulsionado a ir mais longe.

   Além de ter a autoridade para edificar, há outras questões relacionadas ao ministério apostólico como lançar por terra erros, heresias e apostasia. Uma  das razões porque há muita confusão e disputas sobre muitas doutrinas hoje é a falta da verdadeira autoridade apostólica na igreja. Quando esse ministério for totalmente restaurado á igreja, ele terá autoridade para confrontar essas grandes questões com sabedoria celestial que estará acima de reprovação ou discussão. Essa autoridade não vem de um título, mas de uma sabedoria e unção que a sabedoria humana não poderá refutar.

 Como o apóstolo está sobre os demais ministérios, e também considerando que ele tem  um pouco dos demais ministérios, é representado pelo polegar, que consegue tocar os demais dedos.

Cremos que a igreja está despertando cada vez mais para esse ministério, e experimentando o que diz Paulo em Ef 4.13: “até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, e a medida da estatura da plenitude de Cristo.”

“E ELE,ASSENTANDO-SE,CHAMOU OS DOZE E LHES DISSE:SE ALGUÉM QUER SER O PRIMEIRO, SERÁ O ÚLTIMO E SERVO DE TODOS.”- Mc 9.35

Que Jesus abençoe o seu ministério!

Referências

1-KALDEWAY,jens. A FORTE MÃO DE DEUS.

2-STEDMAN,Ray C.-Corpo vivo de Cristo.

3-CHAMPLIN,Norman R. novo testamento interpretado versículo por versículo.

 

 

Pesquisa no site

Presente de Deus

                                                                                               30 frases de presente de Deus para bendizer as graças

Devocional

 

Visitantes online

Temos 52 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
4506150

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

A Profeta

      

Eventos

A Profecia

Resultado de imagem para você é o melhor de deus

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

 Tu a quem tomei desde os fins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei. Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou teu Deus: eu te esforço, e te sustento com minha destra da minha justiça.
Eclesiastes 9:4