Escolha o idioma

Mensagem

      

O DÍZIMO


 No Novo Testamento não existe um texto que fala do dízimo, de uma taxa dada à igreja. Nos Atos dos Apóstolos se fala da solidariedade e da divisão dos bens entre os primeiros cristãos. Atos 2:42 seguintes conta como na primeira comunidade os cristãos tinham tudo em comum. O mesmo livro, em 4:36, conta como Barnabé vendeu o campo que possuía e colocou o dinheiro aos pés dos apóstolos. Também no capítulo 5 diz como Ananias e Safira tentaram enganar a comunidade, escondendo o verdadeiro preço da propriedade vendida. De qualquer forma Pedro Atos 5:3 diz que o pecado deles não consistiu no fato de não ter dado o dinheiro à comunidade, mas na mentira feita ao Espírito Santo.
O dízimo era um costume muito difundido no passado. Era comum sobretudo no mundo civil, um modo que os reis tinham para angariar fundos para a sobrevivência dos respectivos reinos. Também em Israel era uma prática comum, como nos conta o Antigo Testamento, mas era entendida como uma taxa que era dada a Deus, como uma resposta humana às coisas boas realizadas por Deus. Em Gênesis 14:20, Abraão dá  a décima parte daquilo que possui ao sacerdote Mequisedeck; Também Jacó, depois do encontro com Deus em Betel, promete a Deus o dízimo de tudo aquilo que receberá dEle (Gênesis 28:22).
Os aspectos concretos do dízimo no Antigo Testamento são regulamentados em Levíticos 27. A décima parte dos grãos, dos frutos e do gado devem ser consagradas ao Senhor. Os grãos e frutos podiam ser dados em forma material, mas também podiam ser convertidos em dinheiro e entregues em dinheiro, mas neste caso o valor devia ser aumentado de um quinto Levíticos 27:31. O dízimo sobre o gado era feito fazendo passar os animais em fila; o décimo animal era colocado à parte para Deus. O dízimo pertencia a Deus e era dado aos levitas conforme dito em Números 18:21, como se fosse a herança deles, pois a tribo de Levi não obteve nenhum território. Os animais porém não pertenciam aos levitas. E os próprios levitas deviam dar a Deus o dízimo daquilo que recebiam como dízimo Números 18:26 seguintes. O dízimo era dado no templo. Porém a cada 3 anos devia ser levado até o local onde os levitas moravam e doado aos pobres, estrangeiros, órfãos e viúvas, com os quais se devia fazer uma refeição Deuteronômio 14:28 seguintes.
É importante notar que o dízimo, na sua origem, não é destinado aos sacerdotes, mas tem como intenção sanar uma desigualdade social: compensar a falta de propriedade que atingia os levitas. Os sacerdotes, sobreviviam com os sacrifícios que o povo oferecia, que eram diferentes do dízimo

Pesquisa no site

Visitantes online

Temos 348 visitantes e Nenhum membro online

Ver quantos acessos teve os artigos
5242263

Redes Sociais

                   

MENSAGEM BÍBLICA DE CURA

Eventos

   

Mulheres

  

Revista Luzeiro

dombroski.com

Versículo

Gênesis 17:20-23 NTLH. Também ouvi o seu pedido a respeito de Ismael; e eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e muitos descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e eu farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.