(Dt.23.21-22-23)
Quando fizeres algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor, teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Porém, abstendo-te de fazer o voto não haverá pecado em ti. O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votou livremente ao Senhor, teu Deus, o que falaste com a tua boca.
Muitas vezes vemos pessoas em um momento de dificuldade, desespero onde as esperanças já estão indo embora, tentam de qualquer forma encontrar uma saída para seu problema, e agindo de forma contraria ao que este texto nos ensina, ou seja, tentando enganar a Deus com votos (promessas) que não os cumprira; agindo com Deus da mesma forma que agi com seres humanos, tem dito a Deus olha Senhor se eu sair desta situação farei isso, se for curado farei aquilo, porem não cumpre o que promete ou cumpre pela metade. A palavra de Deus ensina em (Ec 5.4) Quando a Deus fizeres algum voto (promessa), não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.
Por isso e que temos visto muitas pessoas sofrendo por não receber resposta de Deus pelos seus votos ou até mesmo perecendo por serem desonestas com Deus.
Melhor mesmo e ser obediente à palavra do Senhor, e viver como ele ensina, assim não precisara fazer voto, pois já vivera embaixo das bênçãos do Pai.
Pr .Moises - Projeto Luz do Mundo