Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:26).
Desde que nossos primeiros pais pecaram, toda a humanidade se tornou por natureza pecadora e mortal. A morte física e normal para a humanidade. Deus falou a Adão e Eva que se comecem do fruto daquela arvore certamente morreriam, mas esta é a morte espiritual, mesmo porque sabemos que Adão e Eva tiveram filhos e povoaram a terra.
Quando Deus nos faz promessas devemos saber que elas se cumpriram, mas também temos que ter em mente que é da maneira de Deus, não da maneira que nós presumimos ser.
A morte espiritual é a separação do homem de Deus, o nosso espírito é de Deus, o corpo para nada servirá se separado do espírito, essa é a morte natural, mas se morrermos separados de Deus, já estamos condenados .
Apesar de as pessoas sem Cristo não estarem ainda no inferno, já estão separadas de Deus e sem qualquer resquício de vida espiritual. A morte física apenas torna essa condição imutável, pois enquanto há vida, há esperança de arrependimento e mudança. Enquanto temos o espírito que nos dá a vida ainda podemos pensar em ganhar a vida eterna, mas se morremos longe de Jesus já nos condenamos.
A salvação e vida eterna só nos são garantida se vivemos em Cristo, se cremos no salvador, só então teremos a condição de perdoados e com direito a viver com Deus pela eternidade.
Sabemos que entre os que já morreram existem os salvos e os que já estão condenados ao inferno, todos aguardam o dia da vinda do Senhor, porem nós ainda podemos nos salvar, podemos nos arrepender e ser perdoados por Deus, porem aqueles que se foram sem o arrependimento, sem conhecer o Senhor que os salvaria, já nada podem fazer, não há como pedir perdão, o espírito já não esta mais neles para que isso possa ocorrer, já foram julgados, a morte do espírito sem Deus já é condenação.
Revendo esta questão o que nos é imprescindível é que nos acheguemos ao salvador o quanto antes, cada minuto sem esta consciência nos coloca em risco, a salvação deve ser pensada hoje, não é para o futuro, ninguém sabe quando a morte vai chegar, precisamos ter a certeza de que a salvação esta garantida todos os dias, se falharmos por alguns minutos que sejam o castigo e certo; e o inferno também.
Pra. Maria do Rocio